Saturday, September 5, 2009

primeiros e únicos



Claudio Luiz, sócio-atleta do Blog dos Bolinhos, encomendou cupcakes de arco-íris. Daí que eu tive uma idéia: e se eu fizesse a cobertura de brigadeiro mole colorido? Ele topou e lá fui eu para as panelas.

Fiz brigadeiro branco, em ponto de colher. Passei na peneira, separei em sete potes e colori com corante em gel. Daí foi só botar na manga, usar bico perlê número 5 e confeitar.



Ficou muito bonito e - espero - muito gostoso. Mas é uma edição única. Sabem a razão? O brigadeiro não seca. Ele fica eternamente molinho, o que é uma delícia, mas é complicado para quem trabalha. O glacê real, por exemplo, seca rapidinho e a gente pode manipular, tirar foto, embalar, sem medo. Estes arco-íris borraram algumas vezes e eu precisei retocar. Foi legal fazer, mas foi só dessa vez.

11 comments:

claudia lyra said...

Mas que coisa linda!!!!! Vontade de abocanhar um a um... ai, ai...

Unknown said...

Lindos, lindos, lindoooos!
Vc é um gênio dos bolinhos, querida :D
Ai que saudade!!!
Beijocas

Anonymous said...

Que coisa maravilhosa...
Você se supera, né baby?
Besos!
Malice

Déa Café said...

mesmo moles ficaram lindos!! lindos esses potes todos coloridos e mais lindo ainda esses bolinhos todos!
é assim que se descobre as grandes receitas! ainda não foi dessa vez, mas daqui a pouco... ;)
uma pergunta: qual a tua receita do brigadeiro branco? pq o meu - leite condensado e margarina, dificilmente não queima. daí fica horrível. vi uma outra receita mas ainda não testei. beijocas

stella said...

Dea, querida, usei só leite moça e um tiquinho de margarina. assim que ficou no ponto de um mingau mais ralo, tirei do fogo, passei na peneira e botei nos potes. depois foi só colorir.

o sabor é de um doce de leite beeem fraquinho.

Déa Café said...

pois é! faço assim tbém, com menos margarina que um brigadeiro preto, porém até dar ponto de brigadeiro, ele insiste em queimar :( é que to com encomendas de doces simples pra dois aniversários e to pensando como vou dar jeito no brigadeiro branco... rsrsrsrs. beijocas!

stella said...

Dea, procura um curso por aí; a melhor coisa que fiz foi fazer aulas de confeitagem :)

Déa Café said...

já achei o curso e tudo! rsrs mas só fiz (ainda) de doces finos, pão de mel e alfajor, rsrsrrs. tbém sou maravilhada pela confeitagem (minha avó era confeiteira)... mas ainda não tive coragem, rs.
olha a receita que eu achei na net de brigadeiro branco: 1 lata(s) de leite condensado,200 g de chocolate branco,1 colher(es)(sopa) de manteiga,1/2 copo(s)de leite. será que presta?! rs rs
outra coisa que pensei: e se vc fizesse a massa de brigadeiro mais dura, como a gente faz pro doce mesmo, será que não ficava mais fácil de 'modelar' a cobertura dos seus bolinhos? só teria que ver em qual momento colocaria o corante... beijocas!

stella said...

Dea,
tenta a receita e depois me diz se gostou!!

Bom, quanto ao ponto do brigadeiro, eu escolhi mais mole porque queria experimentar se era possível usar saco de confeiteiro e bico. é possível sim, mas não tem a definição de um glacê real: o ponto é mole e, certamente, não segura um bico pitanga (aquele que se usa para fazer suspiro)

Se eu tivesse feito um brigadeiro no ponto de enrolar, eu faria os arco-íris como minhoquinhas, não é isso que você está sugerindo? Mas eu precisaria colocar o corante ainda com o brigadeiro no fogo, e não sei como o corante reagiria ao calor. Fica para uma próxima experiência, então :D

Déa Café said...

exatamente isso que pensei: poderias fazer minhoquinhas pra montar o arco-íris. mas tbém fiquei na dúvida em qual momento colocar o corante, rsrs. beijocas!
ah, só outra perguntinha, hehe, qdo vc recheia seus bolinhos com brigadeiro, vc faz a receita mais mole ou em ponto de enrolar mesmo? é que já recheei muffin com 'pedaço' de chocolate, mas inspirada em vc :D pensei em recheá-los com brigadeiro. brigadinha. bjs.

stella said...

eu faço o brigadeiro quase no ponto de enrolar, já que ele vai cozinhar um pouco no forno. mas, como minha receita é muito leve, ele afunda... tem uma receita de muffin de blueberry que eu fiz que segura fácil o recheio, não deixa afundar. mas, sinceramente? eu não gostei do blueberry. acho que vou tentar repeti-la como muffin de limão e cobrir só com fondant, ao invés de pasta americana ou glacê real. um dia desses eu testo :D